Retrato
Póstumo, Barbara Kraftt, Salzburg, 1819
WOLFGANG AMADEUS MOZART
1756-1791
2
Roteiro para a música de Mozart
Mozart em
Verona
Retrato a
óleo por Saverio Dalla Rosa, 1770
PARA ENTENDER A MÚSICA
DE MOZART
OS RISCOS DA
MASSIFICAÇÃO
"A difusão da
música por todos os meios de comunicação constitui em si algo
notável. Mas, se ela é apresentada a um público despreparado, sem
sentido ou reflexão, ele é superalimentado do modo mais horroroso.
Passou o tempo em que o velho Bach fazia uma longa viagem a pé para
escutar Buxtehude. O rádio traz a música até a minha casa a toda
hora. Poupa ao ouvinte qualquer incômodo, exceto um: movimentar um
botão. No entanto, o sentido musical não pode ser adquirido nem
desenvolvido sem exercício. Na música, como em todas as coisas, a
inatividade conduz à debilidade das faculdades".
Igor
Stravinsky
PARA CANTAR A ÓPERA
DE MOZART
"Mozart não exige volume nem vigor, mas
pede musicalidade e sentimento no estilo. Quando se canta Mozart
devem ser seguidas certas regras musicais precisas: ausência de
portamento, precisão de entonação, pureza de linha e controle do
volume. É claro que essas coisas são importantes em toda música, mas
muito mais quanto a Mozart. Quando se canta ou se ensina
sobre o compositor, há uma seriedade, uma exatidão, quase um
rigor, que devem ser praticados, se é que se vai cantar sua música e
aprender com ela."
Nicolai
Gedda
Post-card de
Mozart
ROTEIRO PARA A AUDIÇÃO
O roteiro a seguir, datado de
1985, de fonte fora da Internet, é sem dúvida, interessante,
porque o que pesa é o roteiro para o
principiante seguir :
MOZART PARA INICIANTES
. Eine kleine Nachtmusik - Filarmônica de
Berlim, Herbert von Karajan
Uma
das jóias da criação de Mozart. O disco também serve
para iniciantes e degustadores. Quem não se entusiasmar deve,
rapidamente, esquecer música.
. Sinfonias N° 40 e Nº
41 - Filarmônica de Viena, Karl
Böhm
Estas
duas últimas sinfonias de Mozart abriram um novo caminho
musical, cujo fio da meada seria retomado por Beethoven. O tema
do primeiro movimento da Sinfonia Nº 40 é conhecidíssimo na música
popular. Vale ouví-lo sob a regência do maior mozartiano dos últimos
tempos. . Concertos para piano
e orquestra N° 21 E Nº 23 - Sinfônica de Londres, Claudio Abbado.
Solista: Rudolf Serkin.
Simplesmente dois dos mais belos concertos
para piano e orquestra de toda a história da
música.
. Concertos para Clarineta e Orquestra K.622 e para
Fagote e Orquestra K.191 - Sinfônica de Boston, Seiji Osawa.
Solistas: Harold Wright e Sherman
Walt.
Entre
os vários primores da obra de Mozart se incluem os seus concertos
para instrumentos de sopro e
orquestra.
. A Flauta Mágica - Filarmônica de Berlim, Herbert
Von Karajam (álbum de três
discos)
É
impossível mergulhar na obra de Mozart sem conhecer suas óperas. A
última delas, A Flauta Mágica. embora baseada num libreto
estapafúrdio, consegue descrever um caleidoscópio de sentimentos com
as mais inspiradas melodias.
Mozart
- libreto da ópera Le Nozze Di Figaro
MOZART PARA
SECUNDARISTAS
. Don Giovanni - Com Dietrich
Fischer-Dieskau e Birgit Nilsson
Há três pontos culminantes na
história da ópera: o Don Giovanni, de Mozart, o Tristão e Isolda, de
Wagner, e Otelo, de Verdi. Para alguns críticos, Don Giovanni
consegue ser a ópera das óperas, um drama que alterna cenas de
comédia com um dos confrontos mais trágicos de toda a história do
teatro lírico, o do sedutor de Sevilha com a estátua do comendador
por ele assassinado. Há várias gravações da ópera na discografia
internacional, mas essa, regida por Karl Böhm, talvez seja a melhor
de todas.
. Grosse Messe C-Moll - Filarmônica de
Berlim e Wiener Singverein. Com Barbara Hendricks e Peter
Schreier
A música religiosa é
parte importante da criação mozartiana e a chamada Grande Missa em
Dó Menor é uma de suas mais belas realizações, sob a influência de
Johann Christian Bach.
. Concertos para Piano e
Orquestra - Camerata Academica do Mozarteum de Salzburg. Solista e
regente:
Géza
Anda.
Um mozartiano aplicado precisa conhecer a
riqueza musical desse conjunto de obras, sobretudo as últimas
sete.
. Concertos para Flauta
K.313 e K.314 e Andante para Flauta K.315 - Concertgebow Amsterdam,
David Zinman. Solista: Aurèle
Nicolet.
O
passo à frente natural para quem ouviu os concertos para clarineta e
fagote. O segundo movimento do K.313 é um dos pontos culminantes da
inspiração mozartiana em sua juventude.
Partitura de
Requiem de Mozart
MOZART PARA DEGUSTADORES
Certos lançamentos constituem excelentes peças
para apreciação:
. Concertos para Violino e
Orquestra Nº 3 e Nº 5 - Filarmônica de Viena, James Levine. Solista:
Itzhak Perlman
Os
concertos de violino, embora muito inspirados, não se nivelam aos de
piano ou aos de instrumentos de sopro. O que transforma o disco em
peça de degustação, fora o virtuosismo de Perlman, é a exibição das
qualidades de Levine como regente de
Mozart.
. Concertos para Piano e Orquestra Nº 15
e Nº 21 - Academy of St. Martin-in-the-Fields, Neville Marriner.
Solista: Alfred Brendel
O degustador se deliciará especialmente com a
interpretação do Concerto Nº 21. Vale confrontá-la com a de Géza
Anda e a de Claudio Abbado/Rudolf Serkin
.
Ópera, Árias - Sinfônica de Londres, Colin Davis, Solista: Kiri Te
Kanawa
O
melômano que se preza gosta de ouvir óperas na íntegra e não em
árias, que não revelam a continuidade da ação dramática. Apesar
disso, é uma delícia ouvir Kiri Te Kanawa interpretando
Mozart.
. Quarteto de Cordas Nº 19 e Nº20 - The
Gabrieli Quartet.
Pode se
alegar que o quarteto de cordas, inventado por Haydn, transformou-se
na província de Beethoven, onde Mozart foi mero intermediário. Mas
os dois quartetos em questão constituem boa amostra da invenção
mozartiana na música de câmara.
Estátua de Mozart em
Salzburg |