TURANDOT
"Turandot" é uma ópera em três atos com libreto de Giuseppe Adami e Renato Simoni, baseado no drama homônino de Carlo Gozzi (1720-1806), que em fins do século XVIII e princípios do XIX teve várias obras suas em versões francesas. Em 1802, seu Turandot, Prinzessin von China ("Turandot, princesa da China") foi adaptado por Friedrich von Schiller (1759-1805) para os palcos alemães. Turandot é uma personagem fictícia e a história se passa em tempos lendários. Mas a história de
Turandot remonta a épocas mais remotas porque foi tirada da coleção de
histórias persas chamada de "O Livro de Um Mil e um Dias" (que não se
confunda com a obra irmã "O Livro das Mil e Uma Noites") ou Hezar
o-yek shab (1722, tradução francesa de Les Mille et un
jour por François Petis de la Croix), onde se encontra a
personagem de "Turandokht" como uma fria princesa chinesa. A
história de Turandokht é uma das mais conhecidas do livro persa traduzido
por Croix. cdcd
Autor: Giacomo Puccini *1858 +1924 (último dueto e finale da ópera concluídos por Franco Alfano)
Última ópera de Giacomo Puccini, "Turandot" ficou inacabada devido à morte do compositor, ocorrida em Bruxelas a 29 de novembro de 1924, e foi completada por Franco Alfano. Estreou no Teatro Scala de Milão a 25 de Abril de 1926, sob a batuta de Arturo Toscanini - que, por não gostar do final composto por Franco Alfano, virou-se para a platéia ao final da cena da morte de Liù e disse: "Senhoras e Senhores, aqui parou Giacomo Puccini". Em 2001, o
compositor italiano Luciano Berio compôs um novo final para a ópera
"Turandot", alternativo ao de Franco Alfano.
Personagens: Princesa Turandot
........................................ soprano ENREDO "Turandot" narra a história do príncipe Calaf, da princesa Turandot (filha do imperador Altoum) e de Liù (escrava). A
princesa, por vingança contra estrangeiros por terem matado uma de
suas ancestrais, não quer se casar e propõe que aquele que desejar
desposá-la deverá responder a três enigmas. Quem não conseguir é morto e a
sua cabeça é exposta sobre a muralha. Liù, na verdade uma escrava do antigo rei, reconhece que o Desconhecido é na verdade o príncipe Calaf, a quem amava em segredo. Turandot aparece então nas muralhas e Calaf, deslumbrado com a sua beleza, fica apaixonado. Resolve que irá casar com ela e bate no gongo que anuncia o desejo de um pretendente. Todos pedem que desista, mas ele insiste. Responde
aos enigmas e a princesa fica contrariada. Ele propõe que ela poderá
matá-lo se descobrir o seu verdadeiro nome até o dia seguinte. Ela fica
desesperada e manda que todo o reino não durma essa noite para descobrir o
nome do Príncipe Desconhecido (quando é cantado o tema de 'Nessun
Dorma'). Calaf e
Turandot se encontram e o príncipe diz seu verdadeiro nome. Ela se dá por
vencida e os dois terminam
abraçados.
Fontes (editadas): pt.wikipedia.org/wiki/Turandot, Enciclopédia Mirador e outros sites da Internet |
A ária
"Nessun Dorma" é marcante nessa ópera de Puccini.
Enrico Caruso foi
um de seus intérpretes como Calaf (O Príncipe Desconhecido),
filho de Timur, o rei tártaro destronado.
Essa ária atingiu
um difusão relevante quando foi adotada como a canção tema do
Campeonato Mundial de Futebol, na Itália, em 1990, além de ter sido
incluída na trilha sonora de vários filmes.
NESSUM DORMA
Autor: GIACOMO PUCCINI Intérprete: ENRICO CARUSO
Nessun dorma! cdcd
Tradução
Que ninguém durma!
Que ninguém durma! Você também, ó Princesa Em seu quarto frio, olhe as estrelas Tremendo de amor e de esperança Mas meu mistério está fechado em mim O meu nome ninguém saberá Não, não, só o direi na sua boca Quando a luz brilhar E o meu beijo quebrará O silêncio que te faz minha [Coro] O seu nome ninguém saberá E nós teremos, oh!, que morrer, morrer Parta, oh noite Esvaneçam, estrelas Esvaneçam, estrelas Ao amanhecer eu vencerei! Vencerei! Vencerei! cdcd
Enrico Caruso -
Nápoles, 25 de fevereiro de 1873
Nápoles, 2
de agosto de 1921
Começou a carreira em 1894, aos 21 anos de idade, na cidade natal. Recebeu as primeiras aulas de canto de Guglielmo Vergine. Atuou, entre outras óperas, na estréia de Fedora e La Fanciulla del West, do compositor italiano Giacomo Puccini. As mais famosas interpretações foram como Canio na ópera I Pagliacci, de Leoncavallo, e como Radamés, em Aida, de Giuseppe Verdi. Na metade da
década de 1910 já era conhecido internacionalmente. Era
constantemente contratado pelo Metropolitan de Nova York, relação que persistiu até 1920. Caruso foi eternizado pelo agudo mais potente já conhecido, e por muitos considerado o melhor cantor de ópera de todos os tempos. O compositor lírico Giacomo Puccini e o compositor de canções populares Paolo Tosti foram seus amigos e compuseram obras especialmente para ele. Caruso foi também conhecido por seus trabalhos como caricaturista. Caruso apostou na nova tecnologia de gravação de som em discos de cera e fez as primeiras 20 gravações em Milão, em 1895. Em 1903, foi para Nova York e, no mesmo ano, deu início a gravações fonográficas pela Victor Talking Machine Company, antecessora da RCA-Victor. Caruso foi um dos primeiros cantores a gravar discos em grande escala. A indústria fonográfica e o cantor tiveram uma estreita relação, que ajudou a promover comercialmente a ambos, nas duas primeiras décadas do século XX. Suas gravações foram recuperadas e, remasterizadas, encontraram o meio moderno e duradouro de divulgação de sua arte no disco compacto, CD. O repertório de Caruso incluía cerca de sessenta óperas, a maioria delas em italiano, embora tenha cantado também em francês, inglês, espanhol e latim, além do dialeto napolitano das canções populares de sua terra natal. Sua vida foi
tema de um filme norte-americano, permeado de ficção,
intitulado "O Grande Caruso" (The Great Caruso), de 1951, com o cantor lírico Mario Lanza interpretando Caruso. Devido ao seu conteúdo altamente ficcional, o filme foi proibido na Itália. Fontes (editadas):
pt.wikipedia.org/wiki/Turandot, Enciclopédia Mirador e outros sites da
Internet
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Pesquisa,
Tradução/edição de texto e Formatação:
Ida
Aranha
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