JACOPO   DELLA  QUERCIA
 
 
Jacopo della Quercia
 

Jacopo di Pietro d'Agnolo di Camargo Guarnieri, mais conhecido como Jacopo della Quercia por ter nascido em Quércia Grossa  em 1374,   um lugar perto de Siena,   foi um  escultor do Renascimento italiano, contemporâneo de Brunelleschi, Ghiberti e Donatello e considerado um precursor de Michelangelo.

Seus primeiros conhecimentos foram ministrados por seu pai, Piero d'Angelo, um escultor e ourives. Seu primeiro trabalho deve ter sido quando tinha cerca de dezesseis anos: uma estátua equestre de madeira para o funeral de Azzo Ubaldino. Por causa de disputas partidárias e distúrbios, ele e o pai mudaram-se para Lucca.

Em Pisa, Quercia provavelmente estudou a enorme coleção de esculturas romanas e sarcófagos no Camposanto. Essas influências, acrescidas de outras posteriores, fizeram dele uma figura de transição na história da Arte européia; sua obra mostra uma mudança acentuada a partir do meio da sua carreira, do Estilo Gótico para o Renascença italiano.

Os primeiros trabalhos de  Quercia, (embora essa atribuição seja por vezes contestada), aparecem na catedral de Lucca: Man of Sorrows (Altar do Sacramento) e um relevo sobre o túmulo de St. Aniello. Em 1401 ele participou de uma competição para desenhar as portas do batistério de bronze da catedral de Florença, mas perdeu para Ghiberti.

Em 1403 Quercia esculpiu em mármore Virgin and Child para a Catedral de Ferrara. Outro provável trabalho deste período em Ferrara é a estatueta de St. Maurelius, ambos em exibição no "Museo del Duomo".

Quando em 1416 Lorenzo Ghiberti foi convidado para projetar uma bacia hexagonal com painel de bronze para o Batistério de Siena, uma disputa política trouxe o projeto para Jacopo della Quercia. Ele completou apenas um relevo de bronze, The Annunciation to Zacharias, porque ao mesmo tempo estava trabalhando na Fonte Gaia e na Capela de Trenta. Essa demora na execução do projeto trouxe-lhe dificuldades com as autoridades. Desde que havia perdido a competição para as Portas do Paraíso, em Florença, Quercia mostrava-se relutante em trabalhar com bronze. E quando estava participando do tabernáculo do batistério, insistiu em se comprometer a atuar somente na parte em mármore.

Em 1421 ele esculpiu Annunciation em um estilo diferente, com duas estátuas de madeira policromada, Virgin and Gabriel,  para o "Collegiata" em San Gimignano (o acabamento em policromia foi feito por outros artistas, como Martino di Bartolomeo). A sofisticação deste grupo, igual à qualidade de suas estátuas de mármore, mostra que ele também era versátil em talha. Isso levou alguns autores a atribuir-lhe outras estátuas de madeira, mas muitas podem  ter sido produzidas pelos assistentes que trabalhavam no seu estúdio. 

Jacopo della Quercia morreu em Siena, em 20 de outubro de 1438, tendo sido sepultado na igreja de San Agostino, na mesma cidade.

 

Fonte (editada): wikipedia.org/wiki/Jacopo_della_Quercia

 
 
 
 
 
 
 
  
Porta Magna 
Igreja de San Petrônio,
Bolonha, Itália
 
Basílica de San Frediano, Lucca, Itália
Túmulo de Lorenzo Trenta e sua esposa.
 
 
 
PORTA MAGNA

Em 1425 Quercia aceitou uma outra encomenda importante: o desenho do arco redondo da Porta Magna da igreja de San Petrônio em Bolonha. Isso o manteria ocupado por uma boa parte dos seus últimos treze anos de vida, e é considerada a sua obra-prima. Cada lado da porta está ladeado, primeiro por uma coluneta  com uma decoração em espiral. Em seguida, nove bustos dos profetas e, no final, cinco cenas do Antigo Testamento, esculpidas em relevo. Na  "Criação de Adão", Quercia utiliza a mesma estrutura já usada na "Fonte Gaia", mas em ordem inversa. Michelangelo, que tinha visitado Bolonha em 1494, admitiu que seu Genesis na Capela Sistina, no Vaticano, foi baseado nesses relevos. O arquitrave acima da porta contém cinco relevos com representações do Novo Testamento. A luneta contém três estátuas em pé: Virgin and Child, Saint Petronius  e Saint Ambrose (esculpido por outro escultor Domenico Aimo em 1510.

 

TÚMULO DE LORENZO TRENTA E SUA ESPOSA

Em 1412, contratado por um rico comerciante, Lorenzo Trenta, Quercia começou o projeto da Capela Trenta na Basílica de San Frediano, em Lucca. Em 1413 ele foi acusado, junto com seu assistente Giovanni da Imola de crimes graves (roubo, estupro e sodomia). Quercia fugiu para Siena e começou a trabalhar na fonte Gaia, mas seu ajudante ficou encarcerado três anos. Jacopo della Quercia só voltaria a Lucca em março de 1416, com um salvo-conduto.  Continuou sua atividade no altar em mármore da Capela Trenta e em várias estátuas de santos contidas nos nichos. Alguns trabalhos foram realizados por seu assistente. Jacopo também projetou as lajes do túmulo de Lorenzo Trenta e sua esposa Isabetta Onesti, na calçada em frente ao altar.

 

 
1414-19 -Rhea Sylvia 
Palazzo Pubblico, Siena, Italy 
1414-19 - Acca Laurentia 
Palazzo Pubblico, Siena, Italy
 
 
 
 
 
1421-26 - Annunciation - the Angel 
 Collegiata, San Gimignano, Italy
1421-26 - Annunciation - the Virgin
 Collegiata, San Gimignano, Italy
 
 
 

1425 -38 -The Drunkenness of Noah. - San Petronio, Bologna, Italy

 
 
 

1425 -38 - The Sins of our Parents - San Petronio, Bologna, Italy

 
 
 

Fonte Gaia  - Campo Gaia, Siena

 
 
 
FONTE GAIA
 
Em 1406 Quercia foi convidado a construir uma nova fonte na Piazza del Campo, em Siena, tendo que substituir a fonte original com uma estátua da deusa Vênus. Esta estátua pagã foi responsabilizada por um surto da Peste Negra. A estátua foi destruída e enterrada fora das muralhas da cidade para evitar a "influência do mal". A fonte retangular, construída em mármore branco, foi dedicada à Virgem, adornada por muitas estátuas e múltiplas gárgulas.  Como Quercia aceitou outras encomendas ao mesmo tempo, o progresso foi lento. Começou o trabalho em 1414 e a fonte só foi concluída em 1419. Essa fonte foi convertida em museu da Catedral. Foi chamada de Fonte Gaia por causa da alegria e da festa na época da sua inauguração. É agora um centro de atração para os turistas. As estátuas originais foram substituídas por cópias de Tito Sarrocchi em 1858, e agora estão em exibição na galeria do Palazzo Pubblico. 
 
 
 
Fundo Musical
Ce Ris Plus Dous
Anthoine Bertrand, c.1530 - c.1580
 
Produção e Formatação
Mario Capelluto e Ida Aranha