BENJAMIM  WEST
(1738-1820)
 
Self-Portrait - 1770
 Baltimore Museum of Art, Baltimore
 

Pintor americano de temas históricos, religiosos e mitólogicos, que teve uma influência profunda no desenvolvimento da pintura histórica na Grã-Bretanha. Benjamin West foi o pintor histórico para o rei George III (1772-1801), o fundador da "Royal Academy" (1768) e, em 1792, sucedeu a Sir Joshua Reynolds como seu Presidente.

Ainda jovem, West demonstrou talento para a Arte, e foi para Filadélfia em 1756 para estudar pintura. Aos 20 anos de idade ele já era um pintor de retratos muito bem sucedido em Nova York e, em 1760, através da ajuda de amigos, ele viajou para a Itália, onde o Neoclassicismo estava rapidamente ganhando terreno. West visitou a maior parte das cidades que lideravam o cultivo da Arte na Itália e foi para Londres em 1763, onde se instalou como retratista. O subsequente patrocínio de George III e a segurança do suporte financeiro real livrou-o da necessidade de continuar a ganhar a vida pintando retratos.

Em Londres, West depressa tornou-se amigo de Sir Joshua Reynolds e conseguiu muita popularidade. O quadro "Death of General Wolfe" (c. 1771; de que existem várias versões), um de seus mais conhecidos e mais controversos trabalhos na época, fez uma concessão expressiva ao Realismo no uso de uniformes de batalha, longe do retrato tradicional de herois militares envoltos em capas e em atitudes formais, para descrever um evento histórico contemporâneo, dentro de uma composição clássica. Isso foi considerado por muitos acadêmicos como uma afronta à arte da pintura da História, mas no final foi um sucesso popular e ganhou a aprovação de Reynolds.

Embora leal à América, West manteve a amizade e o patrocínio do Rei até 1801. Em 1802 ele visitou Paris e exibiu seu último esboço para "Death on the Pale Horse" (c. 1802, de que existem várias versões), o que antecipou o desenvolvimento do Romantismo na pintura francesa. West nunca retornou aos Estados Unidos, mas através de seus alunos tais como Washington Allston, Gilbert Stuart, Charles Willson Peale, e John Singleton Copley, exerceu considerável influência no desenvolvimento da Arte naquele país durante as primeiras décadas do século 19.   

 
 
 
 
 
 
 
 

 Portrait of George, Prince of Wales, and Prince Frederick, later Duke of York - 1778
 The Hermitage, St. Petersburg
 
 
 
 

 The Treaty of Penn with the Indians - 1771-72 
  Pennsylvania Academy of Fine Arts, Philadelphia
 
 
 
 

            The Death of General Wolfe - 1770 
         National Gallery of Canada, Ottawa
 
 
 
 

 The Burghers of Calais - 1789
 Royal Collection, Windsor
 
 
 
 

 The Battle of La Hogue - 1778-1806
  Private collection
 
 
 
 

 Edward III Crossing the Somme - 1788 
Royal Collection, Windsor
 
 
 
 
 
 

 
Créditos
 
Fundo Musical:
Rondó
 
Wolfgang Amadeus Mozart, *1756   +1791
 
 
 
Produção:
Mario Capelluto 
 
Pesquisa, tradução de texto, formatação:
 Ida Aranha