TIZIANO  VECELLIO
2
 

 

Self-portrait, 1562, Staatliche Museen, Berlin, Germany
 
 

 

TIZIANO  VECELLIO

 

CARACTERIZAÇÃO
Junto com seus amigos, o escritor Pietro Aretino e o escultor e arquiteto Jacopo Sansovino, Ticiano forma o 'triunvirato sagrado' da Veneza do seu tempo. Reúne em sua pintura as principais qualidades da escola veneziana: suntuosidade do colorido, jogo de luzes e grandiosidade técnica da decoração. Desde o começo, predomina em sua paleta o vermelho. A composição, no princípio, é simples: Ticiano prefere um ângulo oblíquo ou diagonal, nessas composições, de que constitui bom exemplo a "Madonna di casa Pesaro" (1519-1526; Santa Maria Gloriosa dei Frari). Nesse quadro já existe outro elemento constante na maioria de suas obras: duas colunas gregas, ao fundo; são, porém, de dimensão incomum, aumentando a dramaticidade do conjunto. Capitéis, ânforas e baixos-relevos de motivos helênicos são frequentes em seus quadros.
Fonte:
Enciclopédia Mirador Internacional.
Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.
São Paulo, Rio de Janeiro, vol.  19, pág. 10.904-5
 
Outras informações sobre a vida do artista e 
sua obra são encontradas no site:
 
                                                                
Página " Pinturas", Seção Pintores,
 Vecellio, Tiziano,
Mostras  1, 3 e 4
 

 

 

 
 
 
 
 
 
 

 

1520-22 - Polyptych of the Resurrection
 Santi Nazaro e Celso, Brescia
 
 
 
 
 

1524 - St Christopher 
Palazzo Ducale, Venice  
 
 
 
 
 

 

c.1552-54 - The Trinity in Glory 
 Museo del Prado, Madrid
 
 
 
 
 

 

c.1532 - St Mary Magdalene 
 Galleria Palatina (Palazzo Pitti), Florence
 
 
 
 
 

1576 - Pietà 
 Gallerie dell'Accademia, Venice
 
 
 
 
 
 

 

1506-11 - Pope Alexander VI Presenting Jacopo Pesaro to St. Peter
 Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Antwerp
 
 
 
 
 
 

 

Fundo Musical

 

 

Allon, Gay, Gay Bergeres

Guillaume Costeley, *1531   +1606

 

 

 

Produção:

Mario Capelluto

 

Pesquisa e Formatação:

Ida Aranha

 

 

 

 
Outubro, 2010