PETER PAUL RUBENS

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Peter Paul Rubens,  self-portrait
 
 
 
A personalidade que domina a arte na Bélgica do século XVII é o gênio de Peter Paul Rubens (1577-1640), que imporá seu estilo barroco e flamengo aos artistas seus contemporâneos e formará em seu ateliê verdadeira fábrica de pinturas, de onde saem Van Dyck e Jordaens. Os três resumirão a arte na Bélgica nesse período que dará seu último esplendor no estrangeiro.
 
Rubens funde o dinamismo barroco italiano ao realismo alegre dos flamengos de sua época. Ao mesmo tempo retratará e glorificará a arte da Contra-Reforma e o sensualismo pagão da Renascença. Sua religiosidade profunda dá exemplos na "Subida da Cruz" (1610), na "Descida da Cruz" (1611-1614), ambas na catedral de Antuérpia. A beleza da sua concepção pagã terá exemplo em "O Rapto das filhas de Lisipo" (c. 1628; Pinacoteca Antiga, Munique); em "O Julgamento de Páris" (c. 1630; National Gallery, Londres).
 
Seus retratos, impregnados de comovida ternura e de felicidade matrimonial, terão exemplos em "Hélène Fourment em sua pequena peliça", Kunsthistorisches Museum, Viena). A capacidade de retratar o sentimento popular e a natureza, ele a demonstrará em "A Quermesse" (1635-1638; Museu de Belas-Artes, Bruxelas) e a "Volta ao Trabalho" (1638; Palácio Pitti, Florença). A mestria inigualável de Rubens, seus tons rosados, seu desenho em turbilhão, de formas abundantes, representam o hedonismo de transição entre a Renascença e o Barroco.
 
 
 
Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional, Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.,
São Paulo, Rio de Janeiro, volume 4, pág. 1278.
 
 
 

 
 

 1617 - O Rapto das Filhas de Leucipo - Alte Pinakopthek, Munique
 
 

Desembarque de Maria de Medicis em Marselha - Museu do Louvre
 

Hélène Fourment e seu Filho François - Alte Pinakopthek, Munique
 

O Triunfo da Igreja , Museu Nacional do Prado

 

Paisagem à Beira do Rio Polder - Alte Pinakopthek, Munique
 

1612 - Os Quatro Filósofos - Galleria Pitti - Florença
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
 
Sonata Trion nº 3, opus 1, Allemande Allegro
Antonio Vivaldi, 1600-1749
 
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha