Poussin, self-portrait ( detail), Louvre
 
 
 
NICOLAS  POUSSIN
 
 
PROJEÇÃO
 
 
O elemento humano é reduzido para criar um universo amplo e harmonioso na série dos "Funerais de Fócio" (1648;  Louvre), "Polifemo" (1649; Ermitage, Leningrado), "Diógenes" (1648, Louvre), "Orfeu e Eurídice"" (c. 1659;  Louvre). Suas formas são escultóricas, mas dotadas de vitalidade própria.
 
De suas paisagens cumpre citar "Paisagem com serpente" (Museu Magnin, Dijon) e "As Quatro Estações" (Louvre). Seus desenhos, de traço amplo, são dotados de grande interesse, sobretudo os da cidade de Roma "Cabinet des Dessins, Louvre, Museu de Lille, British Museum, Castelo de Windsor).
 
Os temas que aborda, assim como seu estilo preciso e cuidado, fazem de Poussin o reprentante máximo do Classicismo francês. Os museus Condé, em Chantilly, Ermitage e a Gemäldegalerie, em Dresden, possuem grande número de suas obras, entre as quais cumpre ainda citar "Diana e suas ninfas". "O Triunfo de Galateia" (Ermitage), "A Espada de Teseu" (Condé) e "A Conquista de Jerusalém" (Kunsthistorisches Museum, Viena).
 
 
 
 
 
Outros dados  sobre vida, obras e estilo de
Nicolas Poussin 
 são  encontrados no site:
 
 
Página Pintura/Pintores
Poussin, Nicolas, 1,  2  e 3.
 
 
 
 
 
Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional,
Enclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.
São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil, volume 17, pág. 9.251-9.252
 
 

                                                                                              
 
 
 
 
1639 - Venus Presenting Arms to Aeneas (detail) 
;Musée des Beaux-Arts, Rouen
 
 
 
 
1640 - The Institution of the Eucharist 
 Musée du Louvre, Paris
 
 
 
 
1648 - Landscape with Orpheus and Euridice 
 Musée du Louvre, Paris
 
 
 
 
1648 - Landscape with the Funeral of Phocion 
 National Museum of Wales, Cardiff
 
 
 
 
1649 - The Judgment of Solomon 
 Musée du Louvre, Paris
 
 
 
 
c.1638 - Dance to the Music of Time 
 Wallace Collection, London
 
 
 
 
  c.1630 - Acis and Galatea
 National Gallery of Ireland, Dublin
 
 
 
 
 

Créditos
 
Fundo Musical:
Pachebel Canon, in D (Harp & Flute)
Wolfgang Amadeus Mozart, 1756-1791
 
 
 
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha
 
 
 
 
 
mario.capelluto@globo.com
sabercultural@sabercultural.com.br
 
Agosto, 2010