Károly Ferenczy
 
 
 
Self-Portrait - 1893 - Magyar Nemzeti Galeria, Budapest
 
Károly Ferenczy nasceu em 1862 em uma família judia húngara, em Viena, Áustria. Primeiramente ele concluiu uma licenciatura da Faculdade de Economia. Depois, incentivado por sua futura esposa, Olga Fialka, viajou para a Itália para estudar pintura. Posteriormente, em 1887, foi para a “Académie Julien”, em Paris. Casando-se, em 1889 ele e sua esposa estabeleceram-se em Szentendre, uma pequena cidade perto de Budapeste, onde tiveram três filhos. Em 1893, ele levou sua família para Munique, onde viveram até 1896, enquanto estudava com o pintor húngaro Simon Hollósy e um círculo de jovens artistas a seu redor
 
Retornando para a Hungria em 1896, juntou-se a Ferenczy Réti e Thorma em Nagybánya - a colônia de pintura Baia Mare do movimento de iniciação da pintura húngara moderna -  e eles convenceram Hollósy a transferir  suas aulas para lá. Essa colônia de artistas é, atualmente, a “Baia Mare , na Romênia. Mesmo nos primeiros anos, Ferenczy tinha um estúdio em Budapeste durante o inverno, que manteve ao longo de sua carreira.
 
A primeira exposição de Ferenczy em 1903, em Budapeste, marcou a entrada bem-sucedida na sua vida como artista. Em 1906, o pintor foi chamado a exercer o cargo de professor na Escola de Desenho Real Húngaro, atualmente a Universidade Húngara de Belas Artes . Ele voltava a Nagybánya no verão para ensinar, e sempre foi fortemente ligado à colônia.
 
Suas pinturas de estúdio foram as mais importantes para a sua Arte: nus, naturezas-mortas, cenas urbanas de artistas de circo, etc. Por sua própria obra e seu ensino,Ferenczy é considerado o "pai do Impressionismo e pós-Impressionismo na Hungria e o "fundador da pintura húngara moderna "
Em seus últimos anos, Frenczy pintou assuntos que vão desde retratos, nus, a cenas bíblicas. Nesse período, "a conciliação do ideal estético abstrato com a beleza sensual tornou-se uma preocupação central de sua Arte."
 
Ferenczy era altamente produtivo, e ele se dedicou a uma variedade enorme de materiais e gêneros. Em novembro de 2011, uma grande exposição retrospectiva foi aberta por seis meses na Galeria Nacional Húngara , com cerca de 150 pinturas e 80 gravuras e desenhos, juntamente com cerca de 50 documentos (fotografias, cartas, catálogos e livros) relacionados com a sua Arte e vida. Foi a primeira grande exposição de seu trabalho em quase um século. As obras foram cedidas por coleções particulares e públicas. ..
 
 

Károly Ferenczy morreu em Budapeste em 18 março de 1917


Fonte (editada e traduzida):

http://en.wikipedia.org/wiki/K%C3%A1roly_Ferenczy

 

Mais referências sobre a vida e a obra de

Károly Ferenczy

podem ser encontradas em:

www.sabercultural.org

 Pintores - Ferenczy, Károly 2

 

 
 
 
 
 
 
Archers - 1911 - Magyar Nemzeti Galeria, Budapest
 
 
 
 Boys Throwing Stones - 1890 - Magyar Nemzeti Galeria, Budapest
 
 
 
Double Portrait (Béni and Noémi) - 1908 - Magyar Nemzeti Galeria, Budapest
 
 
 
 Evening - 1912 - Private collection
 
 
 
Female Nude against Green Background I - 1911 - Magyar Nemzeti Galeria, Budapest
 
 
 
Girls Tending the Plants - 1889 - Private collection

 
 
 
 
Fundo Musical
Saltarelle, Opus 23
Charles Valentin Alkan, *1813  +1888 
 
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha