GIAN  LORENZO  BERNINI
 
 
Mitologia
O Rapto de Prosérpina
 
 
 
 
 
 
O  Rapto  de  Prosérpina
Mitologia

O Rapto de Prosérpina é uma escultura de Gian Lorenzo Bernini (1598-1680), considerado um dos maiores artistas do século XVII, tendo seu trabalho quase todo centrado na cidade de Roma.

Proserpina ou Prosérpina (correspondente na Grécia a Perséfone) é filha de Júpiter com Ceres, uma das mais belas deusas de Roma. Enquanto colhia flores, foi raptada por Plutão que a fez sua esposa.

Sua mãe, desesperada com o desaparecimento da filha, caiu numa fúria terrível, destruindo as colheitas e as terras. Somente a pedido de Júpiter, acedeu a devolver a vida às plantas, exigindo, no entanto, que Plutão lhe devolvesse a filha. Como, por um ardil deste último, Prosérpina havia comido seis bagos de romã - o que não lhe tinha sido permitido - não poderia abandonar o submundo de forma definitiva.

Acabou por se encontrar uma solução do agrado de todos: Prosérpina passaria metade do ano debaixo da terra, no submundo, na companhia do marido - corresponde essa época ao Inverno, quando Ceres, desolada, descuida a Natureza, deixando morrer as plantas - e a outra metade do ano à superfície, na companhia da mãe - corresponde essa época ao Verão, quando a Natureza renasce, fruto da alegria de Ceres.

Os romanos dedicavam a essa deusa um festival realizado no dia 31 de maio.

 
 
 
 
 
Essa escultura de mármore possui elementos do Barroco,
um termo de origem espanhola aplicado para designar
pérolas de forma irregular. Suas características são: o predomínio das linhas
curvas e dos drapeados das vestes; os gestos e os rostos das personagens revelam
emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida anteriormente no
Renascimento.
 
Essa obra apresenta um contraposto retorcido e em tamanho natural.
São notáveis a representação de detalhes: Prosérpina empurra a cabeça de
Plutão enquanto este aperta a pele macia de Prosérpina para tentar imobilizá-la.
 
 
 
 
Ela, confusa e desesperada, luta para se livrar do abraço.
Atrás das figuras, uma testemunha desse momento
de paixão e terror, Cérbero, o cão de três cabeças que guarda
a entrada do mundo obscuro.
 
 
 
 
 
 
 
Gian Lorenzo Bernini
Autorretrato
 
 
Escultor, arquiteto e pintor italiano, Gian Lorenzo Bernini nasceu em Nápoles a 7 de dezembro de 1598 e morreu em Roma a 28 de novembro de 1680.
 
Desde muito jovem demonstrou pendor para a Arte e as primeiras esculturas já eram altamente revolucionárias pelo seu movimento, pelos valores tácteis das superfícies, pela expressão psicológica dos rostos.
 
Entre suas obras mais notáveis citam-se "O Rapto de Prosérpina", "Apolo e Dafne" e "David", hoje na Galleria Borghese, em Roma.
 
O Papa Urbano VIII foi o maior patrono de Bernini. Durante o seu pontificado, o artista criou o baldaquino de São Pedro (1624), as fachadas da igreja de Santa Bibiana e do palácio Propaganda Fide (1627), o projeto dos campanários da basílica de São Pedro.
 
Em 1647 Bernini completou, na capela Cornaro da igreja de Santa Maria della Vittoria, em Roma, o "Êxtase de Santa Teresa", um dos pontos altos da escultura barroca.

Bernini deixou um imenso acervo em túmulos, fontes, esculturas, além de pinturas, gravuras e textos para o teatro, o que o faz ser reconhecido como uma das maiores expressões da Arte de todos os tempos.

 
 
 
 
Créditos:
Fontes (editadas):

 
 
 
Fundo Musical
:
Trio Sonata Nº 3, mov. 3
Johann Sebastian Bach, 1685-1750
 
 
Pesquisa, texto e formatação:
Ida Aranha
 
 
 
Realização: