Antonio Vivaldi

L'estro Armonico

L'Estro Armonico, op. 3, ("Inspiração Harmônica" em italiano) é uma coleção de doze concertos para 1, 2 e 4 violinos, escrita por Antonio Vivaldi em 1711.  
 
Michael Talbot, "Vivaldi scholar", chega a afirmar que essas obras são "talvez a mais influente coleção de música instrumental a aparecer durante todo o século XVIII".  A coleção foi aglutinada em ordem cronológica.
Este trabalho aborda L’Estro Armonico, Op. 3, Concerto Nº. 6 in A minor para violino e cordas. RV 356, Allegro, tendo como solista o violinista Itzhak Perlman.
 
 
 
 
 
 
ANTONIO LUCIO VIVALDI
 

 Antonio Lucio Vivaldi
Gravura de François Morelon de la Cave

 
 
Compositor e violinista italiano (4/3/1678-28/7/1741). Um dos principais representantes da música barroca, fixa definitivamente a forma do concerto clássico ao estabelecer sua divisão ternária (allegro, andante, allegro) e realçar o papel do solista instrumental. Antonio Lucio Vivaldi nasce em Veneza, filho de um violinista da capela do Palácio de São Marcos.

Estuda Música e Teologia e ordena-se padre em 1703. Sua cabeleira ruiva lhe vale o apelido de "padre vermelho". É lembrado por algumas excentricidades, como abandonar uma missa no meio e correr à sacristia para anotar uma melodia que lhe ocorre.

De 1703 a 1740, é professor de composição e violino, diretor de concertos e de coro numa das mais famosas escolas de música de Veneza, a "Ospedale della Pietà", para moças órfãs, abandonadas ou bastardas. Sua música instrumental é um dos pontos altos da escritura musical italiana da primeira metade do século XVIII.

Suas peças inovam no uso de escalas rápidas, arpejos extensos e registros contrastantes. Sua obra mais conhecida é As Quatro Estações, de 1725.

Em 1740, muda-se para Viena, onde morre pobre, com o declínio da popularidade de seu estilo musical.

 
 
 
 
 
ITZHAK  PERLMAN
 
 
 
Itzhak Perlman ( 31 de agosto de 1945) é um maestro e violinista israelense e foi considerado um dos maiores violinistas em ação nas últimas décadas.

É o solista do filme "A Lista de Schindler", trabalhando em conjunto com o compositor John Williams. É famoso pela sua interpretação do concerto de Mendelssohn quando tinha apenas 13 anos e pela sua interpretação mágica do concerto de violino de Beethoven com a Orquestra Filarmònica de Berlim.

 Perlman contraiu poliomielite aos quatro anos, razão pela qual utiliza muletas para andar e toca violino somente sentado.

 

 
 
 
 
 

Créditos

Fontes:

 
 
 
Pesquisa, tradução e edição de texto, formatação:
Ida Aranha
 
Setembro, 2011