Aram Khachaturiam nasceu em 1903 em Tíflis, atual capital da Geórgia,  que na época era parte do império russo, filho de pais armênios. Ao contrário da maioria dos músicos, que iniciam sua formação na infância, ele só começou a estudar música seriamente aos 19 anos.

Criança autodidata, aprendeu sozinho
a tocar tuba e piano. Em 1921, mudou-se para Moscou, onde estudou violoncelo e composição. Apaixonado pela música popular e folclórica, viajou a seu país natal, a Armênia, para pesquisar canções populares e compor baseado nesses temas.

Foi muito grande a sua contribuição para a música moderna.
Suas obras mais famosas são a música do balé Spartacus e Gayane. É no último ato desse balé que se encontra a famosa "Dança do Sabre". Faleceu em 1978, em Moscou.
 
 

 
 
A DANÇA DO SABRE
 
A Dança do Sabre, música de Aram Khachaturiam, tornou-se uma das peças mais populares do século XX. Faz parte do final do balé Gayane, obra baseada em um libreto de K. Derzhavin, escrita em Moscou, na mesma época em que se travava a violenta batalha de Stanligrado e estreou no Teatro Bolshoi no dia três de dezembro de 1942.

A música deste balé tornou-se mundialmente conhecida, através das três Suites orquestrais arranjadas pelo próprio Khachaturian em 1943.
 
A Dança do Sabre faz parte da Suite nº3 e é a música mais utilizada em espetáculos circenses, seja nas centenas de circos mambembes que percorrem as cidadezinhas do interior até o luxuoso Cirque du Soleil, ou o afamado Ringling Brothers - Barnum & Bailey.

Khachaturian deixou-nos um depoimento a respeito desta música:
 
Dentro da minha criação musical existe uma criança desobediente e barulhenta. É  "A Dança do Sabre", do balé Gayane. Se eu soubesse que ela se tornaria tão popular, a ponto de obscurecer minhas outras obras,
eu jamais a teria escrito.
 
 
 

Pesquisa e Formatação: Ida Aranha