LEONARDO DA
VINCI
1452-1519
Arquiteto, mecânico,
urbanista, engenheiro, fisiólogo, químico, escultor, botânico, geólogo,
cartógrafo, físico; precursor da aviação, da balística, da hidráulica;
inventor do escafandro, paraquedas, isqueiro, pintor.
Biografia
Cronológica
1452
- 15 de abril - Leonardo nasce em Vinci, filho de Piero e
Catarina.
1466 -
transfere-se com a família para Florença e vai trabalhar no ateliê de
Andrea Verrocchio.
1472 - participa
da Congregação dos Pintores de Florença.
1472 - primeiro
desenho datado de Leonardo.
1478 - executa um
painel de altar para a Capela de São Bernardo, no Palácio
da Senhoria.
1481 - é
encarregado de executar um painel para a igreja dos frades de São Donato,
de Scopeto, próxima a Florença; é a "Adoração dos Magos", incompleta.
1482 -
transfere-se para Milão, e oferece seus serviços a Ludovico Sforza, o
Mouro, senhor da cidade, apresentando-se como engenheiro, arquiteto e
pintor.
1483 - estipula
um contrato com os irmãos De Predis, pintores em Milão, para a execução de
um painel de altar por conta da Irmandade da
Conceição.
1485 - Ludovico,
o Mouro, encomenda-lhe uma pintura sobre madeira para oferecer ao rei da
Hungria.
1490 - 13 de
janeiro: por ocasião do casamento de Isabel de Aragão com o Duque Gian
Galeazzo Sforza, é representada, no Castello Sforzesco, a "Festa do
Paraíso" com cenas e vestuários de Leonardo; em seguida é convocado a
Pávia, onde projeta a catedral da cidade.
1491 - organiza a
justa (torneio) para o casamento de Ludovico, o Mouro, com Beatriz
d'Este.
1493 - Expõe em
Milão o modelo do monumento a Francesco Sforza.
1495 - inicia com
ardor os trabalhos para "A Ceia" no refeitório do Mosteiro de Santa Maria
delle Grazie, em Milão, trabalhos que terminarão mais de 3 anos depois;
pinta o retrato de Cecília Gallerani, conhecido como "A Dama com o
Arminho".
1498 - decora o
forro da Sala delle Asse, no Castelo Sforzesco de
Milão.
1499 - depois da
fuga de Ludovico, o Mouro, deixa Milão, ocupada pelas tropas de Luís XII,
e transfere-se para Florença.
1500 - janeiro -
fevereiro: em Mântua, na corte de Isabel d'Este, executa um retrato dela.
1502 - César
Bórgia o nomeia como Engenheiro Militar.
1503 - volta a
Florença e recebe do magistrado supremo da República Florentina o encargo
de desviar o curso do Arno para obrigar Pisa a render-se; é-lhe
encomendado o afresco da "Batalha de Anghiari" para a Sala do Conselho, no
Palazzo Vecchio; estuda o voo e constroi a máquina para
voar.
1506 - é
convidado por Carlo d'Amboise para Milão.
1507 - é nomeado
"pintor e engenheiro" na corte de Luís XII da França. Pinta a "Gioconda",
"Baco", "Leda" e "São João Batista".
1508 - volta a
Florença e continua seus estudos científicos; em setembro está em Milão,
onde estuda hidráulica.
1513 - deixa
Milão por Roma, onde é protegido pelo irmão do Papa Leão X; nessa época,
estuda ótica.
1516 -
transfere-se para o Castelo de Cloux, próximo a
Amboise.
1518 - apronta os
festejos por ocasião do batismo do Delfim e do casamento de Lourenço de
Medici.
1519 - 25 de
abril: dita seu testamento. 2 de maio: morre em Cloux e é sepultado no
convento da Igreja de Saint Florentin, em Amboise.
|
Outras
referências à vida e obra de
Leonardo
da Vinci
encontram-se no site
1 -
Especiais/Leonardo da Vinci, 2, 3, 4, 5, 6 e
7, e em
2 - Obras
Célebres/Mona Lisa
|
THE VIRGIN AND CHILD WITH ST. ANNE (c.1510, 168x112 cm) - Museu do Louvre, Paris. Pintada para o altar-mor da Igreja de Santa Annunziata, em Florença, foi a obra predileta de Leonardo. Pietro de Nuvolaria deu a chave da interpretação desta obra: a Virgem tenta separar seu filho do cordeiro, que simboliza a paixão de Cristo. Santana, representando a Igreja, retém sua filha. |
A VIRGEM DOS ROCHEDOS
(1483-86 - 198x123 cm) Museu do Louvre, Paris Nota-se aqui a influência do misticismo renascentista. Há duas versões deste quadro. A que está no Museu do Louvre é aquela em que Leonardo trabalhou sozinho, numa visão pessoal, com as imagens emergindo de uma atmosfera vibrátil, densa, quando os objetos perdem os contornos rígidos para respirar livremente, irradiando uma luz interna, nascida do íntimo, como se viesse mesmo da própria vida contida em cada um. |
Mona Lisa (Gioconda) (1505-6 - 77 x53 cm). Museu do Louvre, Paris. Segundo Vassari, Francesco del Giocondo, um rico florentino, encomendou a Leonardo um retrato de sua mulher, Mona Lisa. Quatro anos depois o quadro não está pronto. Aqui começa o grande debate: quem é a dama do quadro? A mulher do Giocondo? Ou é o retrato de Constança d'Avalos, Duquesa de Francavilla "inclusive com o veu negro de viúva"? O retrato de "Mona Lisa del Giocondo" é considerado por muitos como o quadro mais célebre do mundo por seu toque de mistério e qualidades de composição. |
Mona Lisa (detail 1) Outras referências a esta obra encontram-se no site
Obras Célebres - Mona Lisa - Leonardo da Vinci. |
PORTRAIT OF GINEVRA DE BENCI (1474 -1478 - 42x37 cm.) National Gallery of Art, Washington, USA Este quadro mostra uma quase adolescente de traços marcados e severos. |
Créditos
Fonte dos textos:
Gênios da Pintura, Abril S. A. Cultural e Industrial, São
Paulo, SP.
Copyright Mundial 1967 Fratelli Fabbri Editori, Milão,
Itália
Volume 1, págs. 182-184 /
201-203
Fundo
Musical:
Clair de
Lune
Claude Achille
Debussy, *1862 +1918
Produção:
Mario
Capelluto
Pesquisa, edição de
texto, formatação:
Ida
Aranha
Janeiro,
2012
|
Ética na
Internet
Respeite os créditos
ao repassar
e não altere
formatação alheia.
|