LEONARDO  DA  VINCI 
Anatomia
 
 
 
 
Self-Portrait, 1512-1515
Biblioteca Reale, Turim, Itália
 
 
 
   Anatomia
 
Leonardo da Vinci nasceu numa aldeia perto de Florença, Itália em 1482. Seu pai, o tabelião Piero, não se casou com a jovem Catarina e recusou-se a dar ao menino o nome de família, o que veio a tornar famosa a aldeia de Vinci.

A formação de Leonardo da Anatomia do corpo humano iniciou-se com o seu aprendizado no ateliê de Andrea del Verrocchio. Seu mestre insistia que todos os alunos deviam aprender Anatomia. Como artista, ele rapidamente se tornou mestre da anatomia topográfica, realizando muitos estudos de músculos, tendões e outras características anatômicas visíveis.

Como artista de sucesso, ele recebeu a permissão para dissecar cadáveres humanos no Hospital de Santa Maria Nuova, em Florença, e mais tarde no hospital de Milão e Roma. Entre 1510 e 1511, colaborou em seus estudos o médico Marcantonio della Torre, e juntos elaboraram um trabalho teórico sobre a anatomia, em que Leonardo fez mais de 200 desenhos. Foi publicado apenas em 1680 (161 anos após sua morte), integrando o Trattato della Pintura.  

Leonardo desenhou muitos estudos sobre o esqueleto humano e suas partes, bem como os músculos e nervos, o coração e o sistema vascular, os órgãos sexuais e outros órgãos internos. Ele fez um dos primeiros desenhos científicos de um feto no útero. Como artista, Leonardo observou e registrou cuidadosamente os efeitos da idade e da emoção humana sobre a fisiologia, estudando em particular os efeitos da raiva. Ele também desenhou muitas figuras importantes que tinham deformidades faciais ou sinais de doença, estudando e desenhando também a anatomia de animais diversos, dissecando vacas, aves, macacos, ursos e rãs, comparando seus desenhos em sua estrutura anatômica com a dos seres humanos.   

  As suas pesquisas, as conclusões a que chegou e as novas questões que formulou, eram anotadas numa escrita peculiar, intraduzível, indecifrável durante muitos anos (até que se descobriu que ele escrevia para ser lido diante de um espelho). Esses cadernos - se revelados e aceitos na época - certamente teriam feito a medicina avançar 100 anos, no mínimo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Outras referências à vida e obra de
Leonardo da Vinci
encontram-se no site
 
 
1 - Especiais/Leonardo da Vinci, 1, 2, 3, 5, 6 e 7,  e
 
2 - Obras Célebres/Mona Lisa
 
 
 
 
 
 
 
Drawing of a Woman's Torso - Biblioteca Ambrosiana, Milan
 
 
 
 
 
1489 - Studies of Human Skull
 Royal Library, Windsor
 
 
 
 
 
1509-14 - Studies of embryos
 Royal Library, Windsor
 
 
 
 
 
1510-11 - Anatomical studies of the shoulder  Royal Library, Windsor
 
 
 
 
 
Study on the proportions of head and eyes 
 Biblioteca Reale, Torino
 
 
 
 
 
1492 - Vitruvian man 
 Gallerie dell'Accademia, Venice
 
 
 
 
 

 
Créditos
 
Fontes (editadas):
 
Gênios da Pintura, Abril S. A. Cultural e Industrial, São Paulo, SP.
Copyright Mundial 1967 Fratelli Fabbri Editori, Milão, Itália
Volume 1, págs. 182,183,202
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
Peer Gynt Suite nº 8, opus 46 - Morning Mood
Edvard Hagerup Grieg, *1843   +1907
 
 
 
Produção:
Mario Capelluto
 
Plano de Fundo:
Julia Zappa
 
Pesquisa, edição de texto, formatação:
Ida Aranha
 
 
 
 
Janeiro, 2012
 
 
 
 
 
 
Ética na Internet
 
Respeite os créditos ao repassar
e não altere formatação alheia.