Escultura Chinesa
Século XX 
 (3)
 
 
 
 
 
 
 
Escultura Chinesa
Histórico
(3)
 
 
 
Este importante conjunto escultórico iniciou uma tradição de esculturas funerárias que se manteve durante toda a história do Império. Assim, durante as Dinastias Han, Sui e Tang, produziram-se pequenas estatuetas de argila, denominadas mingqi (objetos resplandecentes) que faziam parte do mobiliário funerário do interior das sepulturas e cuja função era acompanhar o morto e proporcionar-lhe, no Além, todas as coisas a que estava acostumado na sua vida terrena.
 
Trata-se de figuras humanas muito distintas, de animais e de diversos objetos de Estatueta de cerâmica em enorme qualidade e encanto, que constituem uma fonte extraordinária para o conhecimento da vida quotidiana do passado.
 
A par deste singular tipo de esculturas, realizaram-se outras, também ligadas a usos funerários, mas situadas no exterior das sepulturas, cujo destino era sinalizar o local de enterro e exercer funções de guarda, homenagem e defesa do mesmo. São figuras de animais (elefantes, camelos, cavalos, leões, etc.) e de pessoas de diferentes classes sociais, executadas em pedra e de tamanho considerável, que ladeavam as avenidas que conduziam aos complexos funerários. Os mais antigos testemunhos deste tipo de esculturas remontam ao período Han. As mais famosas e espetaculares figuras localizam-se nalgumas sepulturas da Dinastia Tang e da Dinastia Ming.

 
 
 
 
   
Outros arquivos sobre
Escultura Chinesa - Século XX
encontram-se em
Página Escultura/Escultores
Escultura Chinesa - Século XX - 1,2 e 4
 
 
 
 
Shen Wenqiang - Ox Led By the Children - Statue of  Lu Xun - 1984  China Fine Arts Gallery
 
 
 
 
 
Hua Tianyou - Bombing - 1946
China Fine Arts Gallery
 
 
 
 
Wu Mingwan - Statue of Xiang Xiuli - 1963 
 China Fine Arts Gallery
 
 
 
 
Su Hui - Farmer and Snake - 1970 
 China Fine Arts Gallery
 
 
 
 
Zhang Dehua - Girl of Chuang Nationality - 1988 
China Fine Arts Gallery
 
 
 
 
Tian Jinduo - Step to Out-world - 1985
 China Fine Arts Gallery
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Créditos:
Fonte:
 
Fundo Musical:
Música oriental
Tanks for your Love
Andy Lau, *1961
 
 
 
Produção:
Mario Capelluto
 
Pesquisa e formatação:
Ida Aranha
 
 
 
Realização: