Página 1




 1

 

Marcelo Csettkey

 
 

 Marcelo Csettkey

Artista Plástico / Escritor / Jornalista

 
 
 

 

CURRÍCULO 

 

Graduação:

 

 

Bacharelado em Ciências Sociais (Jornalismo)

UNESA – Universidade Estácio de Sá

Início: 08/2001

Término: 06/2006

 

 

Academias:

Academia de Letras e Artes Buziana - ALAB

Membro da Academia

Sede: Búzios - RJ

Data: 24/05/2013

 

Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture

Embaixador da Academia

Sede: Paris - França

Data: 06/05/2013

 

Academia Nacional de Artes Plásticas - ANAP

Membro da Academia

Sede: Minas Gerais - MG

Data: 20/12/2012

 

Academia de Letras e Artes de Paranapuã - ALAP

Membro da Academia

Sede: Rio de Janeiro - RJ

Data: 30/10/2012

 

Trajetória

 

Nasci em Ipanema, Rio de Janeiro, Brasil. Entre tantas coisas que marcaram minha infância o convívio com mar e a natureza foram um grande motivo de inspiração. Soma-se a isso a influência de meus avós maternos que trabalhavam expressando sua arte em porcelana. Assim, pude perceber um dom artístico.  A partir dessa convivência desenvolvi um estudo de diversos artistas e estilos de pintura, me aprofundando e descobrindo infinitas maneiras de relacionar cores e formas.

 

Há 20 anos meu foco foi retratar fauna e flora em marinhas. Participei de exposições e salões (adquirindo algumas premiações), sempre expressando essa temática. Hoje amplio essa reverência à natureza e sinto uma nova tendência surgindo que é também retratá-la em abstrato. 

 

Na área de artes / jornalismo, atuei em concurso de Charges, Cartuns e Caricaturas e como jornalista priorizo escrever artigos para o site Observatório da Imprensa, porque entendo ser um reduto de jornalismo sério, de conteúdo e crítico, o qual tenho muita honra de participar há uma década.

 

Como Escritor, elaborei um 2º livro a partir de 2001, quando iniciei a investigação do atentado de 11 de setembro de 2001, sob a ótica da leniência por parte do governo Bush para que o atentado ocorresse. O processo de apuração para consolidar a tese e contextualizar a verdade sobre o fato se deu após quatro anos de intensa dedicação - Eu e o coautor do livro, Marcelo Gil, selecionamos centenas de informações originadas do mundo inteiro, em média de duzentas revistas e jornais por dia (TIME, Newsweek, The Economist, Stern, Le Monde, Washington Post, NYT, El País, Visão etc.). Somadas às fontes nacionais, todas originadas da extinta Cooperativa dos catadores de coleta seletiva localizada na Barra da Tijuca, além, é claro, das fontes bibliográficas adquiridas nas livrarias e sebos da cidade. Este vasto material permitiu-nos montar um imenso quebra-cabeça que gerou um livro intitulado “Crime de Estado”. Conseguimos publicá-lo em 2006, pela Editora Talagarsa. O livro foi premiado em 2012, no Prêmio Literário Cláudio de Souza – Literarte, como “Melhor Documentário”.

Atualmente estou finalizando um novo livro, cujo tema está relacionado ao segundo livro mencionado. 

 

Publiquei um 1º livro em 1997 intitulado “Em nome de Quem?!”, que apresenta uma sequência histórica desmistificando o nascimento do catolicismo no século IV d.C.

 

Site: www.marcelocsettkey.com

Email: mcsettkey@gmail.com

 

 

 
 
Peixinhos Dourados
 
 
Ararinha Azul
 
 
Metamorfose
 
 
Amazônia Viva
 
 
Eterna Liberdade
 
 
Espiralóide
 
 
Pão de Açucar
 
 
 

 

Fundo musical:

 

Valsa dos patinadores 

Composição: Émile Waldteufel

 

 

Formatação:

 

Mario Capelluto 

mcapelluto@globo.com

 

 

Realização:

 

 

Saber Cultural