ANITA MALFATTI
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Anita
Malfatti, 1896 - 1964
ATIVIDADE
Na Alemanha,
Anita Malfatti frequentou a "Real Academia de Munique" e a "Academia de
Belas-Artes de Berlim". Foi aluna do pintor Lovis Corinth.
Seus trabalhos
dessa época, manifestando a influência do Expressionismo alemão,
evidenciam sólida formação técnica, independência e originalidade,
qualidades que mesmo os que a criticaram não puderam negar.
Nos Estados
Unidos a pintora estudou na "Arts Students League" e na "Independent
School of Arts", de New York. Foi em 1914,
antes de viajar para os Estados Unidos, que Anita se apresentou pela
primeira vez, em mostra individual. Seguiu-se, em 1917, sua exposição
polêmica, onde figuraram algumas de suas melhores telas, como "O Homem
Amarelo", "O Japonês", "A Estudante Russa". Participante destacada na
Semana de Arte Moderna, foi artista convidada da I Bienal de São Paulo
(1951), que lhe reservaria, em 1963, uma sala especial, para cerca de 45
trabalhos, entre pinturas e desenhos.
Fora do Brasil,
expôs individualmente em Berlim, New York e Paris, além de figurar na
mostra Arte Moderna no Brasil (Buenos Aires, Rosário, Santiago do Chile e
Lima, 1957), entre outras.
Outras referências sobre a artista e sua
obra
podem ser encontradas no
site:
Página "Arte Viva Brasil", Seção Especiais,
Malfatti, Anita 1, 3 e
4
Retratos
1915-17
(EUA)
Entre as obras que fomentaram as polêmicas em torno da lendária exposição de 1917, certamente estão muitos dos retratos pintados por Anita.
Tanto nas
paisagens quanto nos retratos, a cor é o principal instrumento da jovem
Anita Malfatti. A obra "O homem de Sete Cores" revela essa preocupação
intensa, e essa técnica também irá produzir grandes telas como "A
Boba".
Anita utilizava modelos que posavam na "Independent School of Art" em troca de alguns dólares. Essas pessoas, sem nenhuma ligação com o mundo artístico, serviriam como modelos para obras como "A mulher de cabelos verdes" e "O homem amarelo", obra que fascinou Mario de Andrade, quando este sequer conhecia Anita.
Nessas obras, assim como em "Uma estudante", Anita revela o seu interesse em retratar o estado psicológico dos seus modelos. O uso de certa deformação moderada, fugindo dos modelos clássicos, causou grande alvoroço em Monteiro Lobato e na elite provinciana de São Paulo.
Créditos
Fontes:
Enciclopédia
Mirador Internacional, Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações
Ltda. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil, Vol. 13, pág.
7.149. Fundo
Musical
Apanhei-te
Cavaquinho
Ernesto
Nazareth, *1863 +1934
Solo de
Flauta:
Altamiro
Carrilho, *1924
Produção:
Mario
Capelluto
Pesquisa,
edição de texto, formatação:
Ida
Aranha
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