Cristina Maria Painhas de Almeida
 
 
1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Breve Histórico
 
 
Nasci no interior do Rio de Janeiro, numa pequena cidade chamada Conservatória, situada entre lindas montanhas, com uma tradição interessante: as serenatas que a fizeram famosa no Brasil e fora dele.
Cresci ouvindo histórias de Ouro Preto, de onde meu pai era natural, em meio a livros sobre Minas Gerais e suas riquezas, sua arte e sua história. Da família materna nasceu o gosto pela arte, herdado através de dois tios, um pintor e outro extraordinário artista plástico: escultor, pintor e ceramista. Seus trabalhos são guardados por minha mãe com extremo carinho e zelo.
 
Tenho 51 anos e sou professora aposentada.
Eu precisava de alguma "tarefa" que fosse possível realizar em casa, pois meu filho mais velho é portador de autismo e necessita da minha presença e cuidados constantes.
 
Morando no interior sempre foi difícil conseguir um bom curso de pintura,  mesmo assim, prometi a mim mesma que, quando eu me aposentasse, esta arte estaria presente em minha nova forma de expressão. Minha motivação pela pintura tem o incentivo de toda a família, marido, filhos e mãe. Eles me estimulam intensamente a vontade de pintar. Sei que preciso evoluir na pintura a óleo, mas a pintura dos oratórios foi um achado para mim.
 
Dessa forma, comecei a desenvolver minhas próprias técnicas, utilizando os materiais simples de  que  disponho aqui. 
Com  inspiração no barroco mineiro dos séculos XVIII e XIX, numa releitura própria e com um toque feminino, crio os meus oratórios, feitos em diversos tamanhos com motivos florais e florões.
Tenho procurado fazer uso constante da  Internet como ferramenta  para novas aquisições de técnicas a  serem  utilizadas no meu trabalho e como fonte de aprimoramento do conhecimento.
 
 
 
 
 
Contato
 
 
 
 
 
 
 
Oratório 1
 
 
  
Oratório 2
 
  
  
Oratório 3
 
 
Pequenos Oratórios e Baú
 
 
 
 
   
Pequeno Oratório em Detalhe
 
Pequenos Oratórios em Detalhe
    
 
Pequeno Oratório em detalhe
 
Baú em detalhe
 
 
 
 
     
Oratório  4 
 
 
 
 
 
 

 
Fundo Musical :
Contando Estrelas
 
Composição e execução :
Ernesto Cortázar
México 10/12/1897- 30/11/1953
 
 
Produção :
 Mario Capelluto
 
Supervisão:
Ida Aranha
 
Formatação :
Sandra Ziccardi
 
 
ÇJÇ