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BELKISS DINIZ

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“Natureza Harmonia Divina” 

 

 

Como em  “Águas de março” do mestre Tom Jobim:

“É pau, é pedra...” não o fim do caminho mas o início

de um outro,  uma nova  forma de prantear  e,

 ao mesmo tempo, celebrar a natureza.

 

Silvério José Coelho

Engenheiro agrônomo e  Professor  de  paisagismo da UFLA

 

 

 

 

 

 

 

Considerações críticas

 

                      Guiomar Lobato 

 

                         Crítica de arte - ABCA-AICA

           

 

As esculturas  de  Belkiss Diniz têm  estilo definido e  reconhecido, celebrando com  leveza e  fluidez na natureza.

Uma técnica bem  sucedida estimula a  diversificação  da natureza

perenizada com a  fórmula  resinosa  “belkisiana”.

Tornou-se  artista dos âmagos dos bosques, dos mistérios da natureza revelados.

Pelas suas  mãos mágicas e incansáveis, tudo se transformando em obras  de arte pois,  em  verdade, Belkiss não se  desviou do seu estilo escultórico consagrado. Suas  obras de matéria  prima orgânica acompanham o que faz em bronze e mármore reconstituído.Principalmente  e acima de tudo, a linguagem unificada do seu estilo artístico.

Como crítica de arte, parabenizo  com  entusiasmo esta experiência bem sucedida de Belkiss,  porque

esta  artista descobriu  um  caminho novo, um  material inusitado, uma “arte nova” revolucionária como o estilo “art nouveau” foi a seu tempo.

Num  meio  onde  geralmente se  percorre o caminho já trilhado, com  ligeiras variações  de caráter pessoal, o  artista  desbravador,  ruptor, que apresenta  arte  nova, é  merecedor  de muito  aplauso, além de admiração pela beleza que consegue transmitir sua arte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espatifilus gigante

 

Estrelítzia

 

Fragmentos de formigueiro 

 

Imbé centenário

 

 

 

Madeira com cogumelos

 

 

 

Madeira de angico

 

 

 

Sorvetão

 

 

 

Totem tingui

 
 

Foi feita uma pesquisa com todas as plantas utilizadas, como exemplo abaixo

 

 


 

 

Fundo Musical:

Aquarela do Brasil

 

Letra e Música:

Ary Barroso,  *1903   +1964

 

Instrumental:

101 Strings

 

 

 

 

Produção e Formatação:

Mario Capelluto e Ida Aranha

 

 

 

 

www.sabercultural.org

sabercultural@sabercultural.com.br

 

Dezembro, 2010