Abássidas Dinastia islâmica (749-1258).  Terceira dinastia dos califas descendentes de Maomé. Seu fundador, Abu-Al-Abas al-Safah, ajudado por xiitas da Mesopotâmia e da Pérsia (hoje Irã), derrotou a dinastia dos Omíadas e a sua aristocracia, que se encastelava tradicionalmente no governo. Posteriormente, o centro de decisões foi deslocado de Damasco para Bagdá (em 762, ano da fundação desta cidade), cidade que permaneceu como capital para os 37 califas que se sucederam na dinastia, que veio a terminar em 1258.

O poder fundamentou-se numa teocracia, que tinha por base as crenças sunitas, auxiliadao por uma poderosa e organizada máquina burocrática, além de um exército que não era formado por povos árabes, embora fosse predominantemente integrado por muçulmanos.

Os vários califados tornaram-se sede de um império que, em seu apogeu, se estendia do Irã atual ao Marrocos, com ramificações pelo sul da Espanha (califado de Córdoba). Seus territórios foram reduzidos quando os mongóis ocuparam Bagdá (1258). Os abássidas deram especial acolhimento às artes, refletindo e cultivando a civilização grega clássica, estando entre suas características a monumentalidade e o uso do estuquedecorado. Sua arquitetura foi também influenciada pela arte sassânida (dinastia persa fundada por volta de de 224, cuja capital era Ctesifonte).