Renascimento Nórdico 7
O Renascimento nórdico é o termo usado para descrever o Renascimento na Europa setentrional, ou, mais amplamente na Europa, com exceção da Itália.
Quando os estilos de arte renascentista chegaram à Europa setentrional, eles mudaram e foram adaptados às circunstâncias locais. Em algumas áreas, o Renascimento nórdico foi distinto do Renascimento italiano na sua centralização do poder político. Embora a Itália e a Alemanha fossem constituídas por cidades-Estado independentes. Partes da Europa central e ocidental começaram a emergir como Estados Nação. O Renascimento nórdico esteve também estreitamente ligado à Reforma Protestante e, a longa série de conflitos internos e externos entre os vários grupos protestantes e a Igreja Católica, de consequências duradouras, culminando a divisão dos Países Baixos.
Apesar de vários artistas muito talentosos mantidos pela Casa de Tudor, na Inglaterra, o retrato pictórico teve lenta propagação na elite. Devemos citar alguns artistas importantes tais como, Durer - Bosch - Altdorfer - Bruegel (Elder) - Goes - Fouquet entre outros.
Fonte: Saber Cultural – Wikipédia – WGA
Obs: A Página (em atualização) http://www.sabercultural.com/estilos-de-epoca-index.php
contempla e repagina outros estilos pictóricos à partir do período Medieval até o Impressionismo.